21 março 2016

Exposição internacional “Maranã” de Noel Langone (Uruguai) Galeria da Árvore – espaço Museu Nacional da Poesia


“Maranã” 

 Noel Langone
 (Uruguai)



“Maranã”, é uma exposição de desenhos da artista visual Noel Langone, uruguaia em residência artística no Museu Nacional da Poesia no mês de março/2016.
Na mostra, Langone, convida-nos a penetrar em seus emaranhados desenhos, criados a partir da fotografia, uma série de linhas em preto sobre o branco, dispostos de forma emaranhada e arranjada. Um convite a reflexões de ordem e desordem que nos toca tão profundamente neste delicado momento vivido em nosso país.
A artista, trouxe em sua bagagem artística uruguaia, símbolos de um cotidiano repleto de memórias, e priorizou a vivência interativa com o meio ambiente.
O ponto de partida de sua residência no Brasil foi o Parque Municipal, local onde Noel Langone mostra o resultado desta pesquisa que certamente terá outros desdobramentos no Uruguai. A exposição tem curadoria de Regina Mello, diretora do MUNAP e coordenadora da residência artística.

Noel Langone, nasceu em Paysandú, Uruguai, 1980, vive e trabalha em Montevideo. Tem Licenciatura em artes plásticas e visuais, atua como professora em Expressão plástica, fotógrafa independente, artista investigativa e performer. Realizou variadas exposições individuais e coletivas em seu país e apresentação de performances no Uruguai, Argentina e Brasil.

Encuentros, relaciones, accciones, preguntas, quereres, perdidas, caminos.
Detalles que cobram protagonismo simbólico.
En el cuerpo se manifiestan las células y fibras mas tímidas, el caos, la armonia. El pensamento dibujado con sus líneas intensas, seguras, esas que sostienen, devuelven, diseños concretos y un tejido cuasi cerebral, cuasi de araña, cuasi de nido, cuasi, de camino a casa.     Noel Lagone

Encontros, relações, ações, perguntas, quereres, perdas, caminhos.
Detalhes que cobram protagonismo simbólico.
No corpo se manifestam as células e fibras mais tímidas, o caos, a harmonia.
O pensamento em desenho com linhas intensas, seguras, essas que sustentam,
devolvem, desenhos concretos e um tecido quase cerebral, quase de aranha, quase de ninho, quase, de caminho à casa.

“Maranã” exposição de desenhos
Abertura: terça, dia 22 de março 2016, às 17 horas
Período: de 22/03/2016 a 15/04/2016
Horário: 6 às 18h de terça a domingo
Galeria da Árvore – Espaço Museu Nacional da Poesia
Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil 



Nenhum comentário: